Tuesday, December 8, 2015

circule pelo lado direito da estrada


http://www.mundoportugues.org/article/view/63121



A campanha vê assim acrescida a divulgação já em curso nos diversos meios de comunicação social, redes sociais, mupis, outdoors, aeroportos, estradas e autoestradas, com uma cobertura nacional, integrando a Brisa, a ANTRAM e empresas de transportes aderentes, municípios, entre outras entidades Nos anos mais recentes assistiu-se à construção de estradas e autoestradas com 3 vias de trânsito em cada sentido o que veio a originar muitas vezes maus hábitos de condução.
De uma forma surpreendente muitos condutores praticamente deixaram de usar a via da direita que é onde é obrigatório circular.
Segundo o nº 3 do artigo 13º do Código da Estrada, é dito de forma clara:
3 - Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.
Em estradas ou autoestradas com 2 e 3 vias em cada sentido, naturalmente, as vias da esquerda só podem ser usadas em situação de ultrapassagem ou mudança de direção.
Em todas as outras situações os condutores deverão circular sempre pela via da direita
Tem-se assistido a uma degradação significativa da segurança na circulação nestas vias, tendo em muitos casos originado acidentes e um perigo crescente na via publica que urge pôr fim na salvaguarda do interesse e defesa de todos.
A campanha CIRCULE PELA VIA DA DIREITA NAS ESTRADAS DE PORTUGAL é promovida pelo semanário Mundo Português, em colaboração com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Guarda Nacional Republicana, Prevenção Rodoviária Portuguesa, Infraestruturas de Portugal, Brisa e ANTRAM.


No comments:

Post a Comment