Thursday, January 17, 2019

Arte e património português está agora ‘online’ no Google Arts





Arte e património português está agora ‘online’ no Google Arts & Culture

Arte e património português está agora ‘online’ no Google Arts & Culture
Foi lançado hoje, numa cerimónia no Museu Nacional dos Coches (Picadeiro), o projeto ‘Portugal: Arte e Património’, uma parceria do Google Arts & Culture com o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A partir desta data ficam disponíveis na Internet, em página própria e com ligações diretas aos respetivos equipamentos, as coleções dos museus, palácios e monumentos nacionais tutelados pela DGPC, bem como exposições e visitas virtuais.
O projeto ‘Portugal Arte e Património’ é considerado um “cartão de visita” representativo do património nacional e permite disponibilizar para o mundo inteiro mais de 3.000 obras do património cultural português, mais de 80 exposições virtuais – mais de 60 exposições e 20 ’tours’ de realidade virtual) -, e ainda uma viagem pelos marcos históricos descritos no guia para turistas de Fernando Pessoa, em 1925, no Google Earth.
“Com o lançamento deste projeto, a DGPC oferece a qualquer interessado, em qualquer lugar do mundo, a possibilidade de enriquecer conhecimentos sobre as coleções dos espaços museológicos e dos monumentos nacionais por si tutelados”, informa este organismo numa nota de imprensa .
A nota da DGPC sublinha ainda que a ferramenta abre “um vastíssimo leque de oportunidades junto de públicos específicos, como a comunidade escolar, os seniores, ou mesmo os investigadores académicos, incentivando uma utilização à medida da vontade e necessidade de cada um”.
Integram este projeto o Mosteiro dos Jerónimos, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e mais 16 monumentos e espaços museológios do país, entre os quais o Museu Nacional de Machado de Castro, o Palácio Nacional de Mafra, o Mosteiro da Batalha e a Torre de Belém.

No comments:

Post a Comment