Monday, March 28, 2016

Fernão Mendes Pinto para crianças



http://gsouto-digitalteacher.blogspot.pt/2012/09/leituras-em-lingua-portuguesa.html



"Contributo maior para o conhecimento do Oriente escrito por uma das personalidades de aventureiro mais interessantes do século XVI, a Peregrinação é seguramente a mais conhecida e estimada obra portuguesa de literatura de viagens de todos os tempos e o primeiro testemunho directo de um europeu sobre o Japão."




Este documentário realizado em 2007 para a inauguração do Museu do Oriente pode valorizar imenso a leitura de uma obra que não é muito acessível às novas gerações.

Concordo em tudo com as palavras de Vasco Graça Moura quando afirma que os jovens demonstram um crescente desinteresse pelos clássicos da literatura portuguesa.

É certo que uma geração nascida na era digital, tudo o que se associe   mais rapidamente aos 'sreen-touch' é bem apetecível. Mas os ensinamentos que advêm destas obras são importantes para transmitir aos estudantes a verdadeira dimensão da história e da cultura.

E, no entanto, fazem parte de uma geração que se vê de novo confrontada a partir em busca de novas aventuras. 

Apreciam sagas como Pirata das Caraíbas. Então nada melhor do que partir de um aventureiro para outro aventureiro. É aí que introduzimos a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto

O longo relato estaria concluído por volta de 1578 (data referida na própria obra), mas apenas veio a ser publicado em Lisboa, por Pedro Craesbeeck, em 1614, a expensas de Belchior de Faria. Não por temor da Inquisição, mas apenas por falta de dinheiro para custear a impressão.

Fernão Mendes Pinto tentou durante os seus últimos anos de vida, sem sucesso, obter os apoios indispensáveis à edição da sua "Peregrinação": primeiro junto do Rei (a quem está feita a Dedicatória), depois dos Jesuítas e finalmente do grão-duque Cosme de Médicis.

O manuscrito original foi deixado por sua morte à Casa Pia dos Penitentes ou das Recolhidas de Lisboa e está perdido.

O exemplar da Biblioteca Geral ostenta um pertence manuscrito "Do Sñr Dom Duarte" que o coloca, sem dúvida, na biblioteca de um grande senhor português do final do século XVI ou inícios do XVII.»

Biblioteca Joanina*



Adaptação de Aquilino Ribeiro


Sinopse: A obra relata a chegada de Fernão Mendes Pinto ao Oriente. Nas suas crónicas, apresenta as expedições dos descobridores e conquistadores portugueses. A imagem dos navegadores portugueses que passa nesta obra é sobretudo a do herói como um anti-herói, capaz das piores façanhas para lograr os seus objectivos, geralmente pilhar e roubar as populações nativas para enriquecer e regressar à pátria.

A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto andou muito tempo afastada das escolas. Hoje faz parte do Plano Nacional de Leitura

Mas nem todos os alunos se sentem atraídos pela sua leitura. E esta adaptação de Aquilino Ribeiro, bem como o vídeo de Nuno Neves pode aproximar um pouco mais o autor do público jovem.



Adaptação em banda desenhada | José Ruy

Também a versão em banda desenhada atrai bastante as novas gerações para a obra de Fernão Mendes Pinto. A primeira edição em BD a preto-e-branco data dos anos 50 e é da autoria de José Ruy que começou a publicar a Peregrinação em BD, na revista da época Cavaleiro Andante.

Na altura, o desenhador achou importante recuperar temas históricos portugueses. Primeiro adaptou O Bobo, de Herculano, e depois Fernão Mendes Pinto.





O Bobo
Alexandre Heculano
Ilustração: José Rui
http://kuentro.blogspot.pt/

"É uma aventura apaixonante", disse ao JL, José Ruy. E explicou: "Na altura o Fernão Mendes Pinto era um herói quase maldito, e esta BD foi uma forma de dar a conhecer a personagem".

Apenas três décadas depois, passou a livro e ganhou cor. "As cores são sempre esbatidas, para que prevaleça o traço", explica. Em 2011, o livro ia já a caminho da quarta edição.

Currículos: Literatura Portuguesa | História

Nível: 2º | 3º ciclos



No comments:

Post a Comment