Thursday, November 5, 2015

Irão. Actrizes iranianas tiram hijab e são banidas do país

Irão. Atrizes iranianas tiram hijab e são banidas do país

Sadaf Taherian e Chakameh Chamanmah são atrizes iranianas que além da nacionalidade e da profissão têm outra coisa em comum: ambas foram obrigadas a deixar o seu país e estão impedidas de voltar. O motivo? Colocaram nas redes sociais fotos sem o obrigatório véu usado pelas mulheres no Irão, o hijab. Um crime para as autoridades xiitas.
As duas atrizes foram acusadas de serem “imorais” pelo governo iraniano.
Sadaf Taherian refugiou-se no Dubai e admitiu que publicou a foto num gesto de protesto e está bastante “surpresa” com o grau de perseguição de que tem sido vítima. Apesar de todas as críticas, a atriz garante que não se arrepende do que fez.

© Fornecido por Jornal i

“Tirei o hijab por amor à minha carreira e por exigência dos filmes. Mas quero viver num lugar onde seja feliz, de maneira que me façam feliz”, disse Taherian em entrevista. A actriz tornou-se conhecida há dois anos com a participação no filme “Hich Koja Hich Kas” (“Ninguém em Parte Alguma”).
“Não esperava esta atitude do povo do Irão, da minha própria cultura, ouvir tantos insultos”, disse Taherian ao programa “Tablet”, entrevistada pela jornalista e activista iraniana Masih Alinejad. “Só posso sentir pena por esta reacção, não tenho mais nada a dizer”, acrescentou a actriz, depois de admitir que estava “nervosa e preocupada sobre a maneira como as pessoas iriam reagir às suas fotos”.

:::::||CONTINUAR A LER|---»-»




No comments:

Post a Comment